terça-feira, 11 de outubro de 2016

Preparação do terreno

Depois dos espaços do jardim terem sido pensados, começou a tarefa mais árdua: cavar toda a área com uma picareta. A terra estava compacta, pisada por pessoas e máquinas, cheia de pequenas e pedras grandes e outros detritos da obra.
Ao longo de mais de um mês todos tempos livres foram usados para avançar um pouco mais. As pedras foram retiradas, as raízes de algumas ervas daninhas (principalmente corriolas e grama) também foram recolhidas com cuidado.
A primavera veio chuvosa e por várias vezes ficou tudo alagado. Todo o trabalho foi manual, pois com qualquer máquina nunca poderia ser tão minucioso. Também foram retirados alguns pedregulhos de tamanho considerável e o nível do terreno baixou bastante. Nalguns pontos faltava mais de meio metro de terra para o nível pretendido.
A segunda etapa consistiu em acrescentar a terra necessária e a fazer algumas correcções na estrutura. A terra é muito fina e forma torrões com grande facilidade. Havia algumas alternativas em mente: estrume de cabra, caruma de pinheiro, substrato da cultura dos cogumelos e adubo orgânico.
A alternativa final foi condicionada pelo preço, pelo transporte, etc. optando-se por acrescentar terra mais rica em matéria orgânica e solta, tendo à mistura também algum substrato vindo da cultura dos cogumelos.
A terra foi espalhada manualmente, procurando dar aos espaços a inclinação desejada, de forma a escoar algum excesso proveniente das águas da chuva. O resultado final não foi totalmente satisfatório, mas a terra está mais solta e as plantas parecem desenvolver-se bem.
O nível final ficou um pouco mais elevado do que o que pretendia, quase ao nível dos passeios, mas foi a forma de conseguir mais alguma espessura de solo. No local existia um olival, com solo pobre e pouco profundo. Esta realidade ainda era notória nalgumas extremidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário