segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O espaço

Os primeiros contactos com o espaço que virá a ser o jardim aconteceram em abril. A primavera foi chuvosa, havia muito entulho espalhado por todo o lado e não era nada agradável à vista. É claro que com a pavimentação ficaria tudo direitinho, bonito e limpinho, mas para transformar um monte de entulho num jardim, havia um longo caminho a percorrer.
Com a obra avançar rapidamente, tive que fazer as opções possíveis num curto espaço de tempo. Digo possíveis, porque pouco mais havia a decidir do que os espaços a pavimentar ou não pavimentar.
Algumas noites mal dormidas começaram a lançar luz no assunto. A ideia era de compromisso: pavimentar o suficiente para se circular com facilidade em redor da casa e deixar espaços para jardim, horta, árvores de fruto e alguns canteiros junto dos muros.
Os canteiros junto das paredes da casa foram sendo postos de lado. Poderiam facilitar infiltrações e levariam a que as paredes facilmente se sujassem.
Dentro das possibilidades, foram organizados alguns espaços, uns mais reais, outros mais imaginados, que agora posso dividir em 7, numerados pela ordem em que foram criados/usados.
1 - É um pequeno canteiro, voltado a norte, junto a um muro. A área é pequena, mas tem alguma sombra, o que faz dela um espaço possível para plantas que não suportam o sol pleno.
2 - É a área que sempre esteve planeada para jardim. À frente da casa, junto a uma varanda, com uma exposição ao sol fantástica.
3 - Na entrada para a garagem estiveram inicialmente previstos alguns canteiros estreitos. A opção acabou por ser pavimentar tudo e recorrer a floreiras e vasos.
4 - Também com boa exposição ao sol, à frente da casa, vai tornar-se numa área bastante ordenada, orientada mais para arbustos (que ainda não se assumiram como tal).
5 - Área situada nas traseiras da casa, recebe o sol da manhã, a sombra a maior parte do dia, e enche-se de luz ao fim da tarde. Foi a área escolhida para a horta.
6 - Não é área de jardim, mas sim o interior da casa. Digamos que aqui está o jardim constituído pelas plantas de interior.
7 - Esta ária está destinada a plantação de algumas árvores de fruto. Ainda não tem qualquer árvore plantada, mas com a chegada o outono, pode ser que esteja para breve a sua ocupação.
Estas áreas têm diferentes exposições à luz e ao vento, embora em termos de solo sejam muito semelhantes. A rocha existente no local é o xisto e a terra é muito pesada, compacta. Mais um desafio a vencer.

Sem comentários:

Enviar um comentário