domingo, 16 de outubro de 2016

Tipo de jardim

 Como aprendiz que sou, cedo me preocupei em saber um pouco mais sobre jardins. Fiz algumas buscas na Internet, recolhi alguma informação, mais para tomar as minhas próprias opções do que propriamente para querer fazer alguma "grande obra" ou algo cheio de "estilo".
Digamos que houve três opções que condicionaram muito as minhas escolhas:
1 - O jardim tinha de acolher todas as plantas que fui juntando e que já tinha em casa (algumas há mais de uma década).
2 - Não pretendia usar relva (e não é porque eu não goste dos jardins que a usam).
3 - Fiz a opção pelos espaços já a pensar nas espécies. Ou seja, eu já tinha na cabeça uma lista de espécies que gostaria de ter no meu jardim e assim estruturei o jardim a pensar nelas.
É claro que há sempre um grande condicionante... o espaço disponível. Também era minha intenção fazer todo o trabalho, por isso não podia fazer grandes planos, porque não seria capaz de os colocar em prática.
Embora as minhas ideia estejam bastante próximas daquilo que se pode entender como um jardim estilo Mediterrâneo, há características de outros estilos, nomeadamente os arbustos que já plantei que faço intenção de orientar, talvez até aparar formando figuras geométricas. Também pretendo usar bastante as suculentas, características dos jardins rochosos ou desérticos. A horta será uma extensão do jardim. Independentemente de se tratar de plantas que se destinam à alimentação, não sinto diferenças no momento de plantar e cuidar.
Os espaços foram limitados em canteiros com 50 ou 70 cm de largura, para ser fácil o acesso. Para a sua criação foram usadas sebes em madeira, decks, lancil de passeio em cimento, fugas em cimento (estruturas com que se constroem chaminés), floreiras e vasos em cimento. Comprei também gravilha usada na construção civil, uma vez que a utilização de seixos ou outra cobertura da terra faria subir muito os custos. Usei também tela geotextil e plástico preto.
É claro que também tive que fazer algum investimento em alfaias e ferramentas. Além de um martelo e uma tesoura da poda, pouco mais tinha, por isso foi importante começar por uma picareta, um ancinho, uma pá, um carrinho de mão, um enxada, etc. Mais tarde comprei uma moto-enxada (que já foi um investimento mais avultado).

Tipos de jardins:

Sem comentários:

Enviar um comentário