sábado, 28 de setembro de 2013

Avencas

Na última mudança de residência da família trouxemos uma avenca, grande, viçosa, bonita. Em algum momento morreu à sede e o vaso ficou abandonado durante algum tempo, acho que anos.
Há pouco tempo retirei a terra do vaso e juntei-a com outra, para a reaproveitar nalgumas plantações que fiz. Para meu espanto uma pequena avenca nasceu no meio de um vaso com fetos, depois num de trevo e agora já tenho 4 ou 5 vasos com pequenas avencas.
Fico sem saber como foi possível esta multiplicação, que aconteceu depois de vários anos de abandono.
A multiplicação de avencas faz-se facilmente por touceiras, separação da planta de um vaso em vários, mas na natureza ela é feita por esporos. Como a planta já tinha morrido há bastante tempo, e eu retirei todas as raízes da terra, resta a hipótese de terem ficado esporos misturados na terra. Como reguei  a terra por nela estar uma nova planta, os esporos germinaram!
Não há espaço para todas as avencas, até porque estão a concorrer com plantas mais desenvolvidas, mas são bem tratadas, também porque se supões que elas têm efeito contra o mau-olhado. Como os dias estão difíceis, nunca se sabe.

1 comentário:

  1. olá, podemos trocar mudas de plantas,m tenho algumas avencas.
    meu contato nazarethbrazil@hotmail.com
    atenciosamente Cristina.

    ResponderEliminar