terça-feira, 18 de outubro de 2016

Canteiro 2

As áreas em que se divide o jardim já foram apresentadas anteriormente, mas podem ser revistas nesta imagem.
A área 1, um pequeno canteiro, ficou pronto sem grande trabalho e começou a ser ocupado no fim de abril de 2016. Primeiro foram as verbenas, depois amores-perfeitos e petúnias, mas com o decorrer do tempo outras espécies são passaram por lá, umas com mais sucesso, outras com menos.
O canteiro 2 é aquele que ocupa a lugar mais privilegiado. Situado em frente à casa, tem cerca de 20m2 de área. Decidi não semear relva e criei um canteiro em toda a volta com 70cm e 50 cm de largura, com o centro pavimentado por gravilha. Usei tela geotext sob a gravilha que tem cerca de 10 cm de altura, mas mesmo assim não sei se impedirá o aparecimento de ervas daninhas.
Mesmo antes de começar a criar os canteiro plantei uma hera. A ideia seria de comprar uma pequena estátua e que a era cobrisse a base da estátua. A hera não cresce em demasia. Já a tinha em casa, imagine-se, plantada dentro de um aquário que virou terrário. Estava bonita e durante mais de 10 anos pouco se desenvolveu. Gosto muito dela, mas no novo local rapidamente as folhas ficaram queimadas pelo sol. Agora que o tempo está mais fresco e o sol é menos intenso, parece estar a recuperar, mas tenho as minhas dúvidas de que seja a planta adequada para o lugar.
Durante o mês de maio choveu imenso e só mais para o fim do mês consegui plantar mais alguma plantas, margaridas-do-cabo. Só comprei duas plantas, uma amarela e outra branca. Até hoje, passou meio ano, não pararam de florir!
Seguiram-se alguns gladíolos, que também que desenvolveram bastante e com lindas cores.
O canteiro só ficou pronto a 20 de junho. Nas semanas seguintes foram plantadas violetas, petúnias, santolinas, azáleas e gazânias. Comprei também amores-perfeitos, mas tiveram pouco sucesso e acabaram por morrer rapidamente.

Quase no final de julho chegaram as primeiras roseiras. O sol era tão intenso que se não fosse o ter cortado algumas giestas para as proteger teriam sido todas queimadas. Felizmente só uma é que não sobreviveu.
Durante o mês de agosto as petúnias foram as rainhas do meu jardim. O colorido levou-me a adquirir mais algumas, de flores de formas e cores diferentes sendo muito difícil dizer quais eram as mais bonitas.
Algumas espécies foram ganhando algum espaço neste canteiro, sobretudo arbustos. É importante que se mantenha alguma graça, quando as petúnias morrerem. Os arbustos são a forma que manter alguma estabilidade durante todas as estações.
Neste canteiro deixei um espaço para os lírios. É uma espécie que também gosto muito. As plantas que já tenho ainda têm pouco vigor mas o tempo delas chegará. Entretanto, já comecei a preparar o outono e o inverno. Já plantei alguns bolbos que vão transformar o canteiro e dar-lhe uma nova vida e, espero, muita cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário