domingo, 9 de outubro de 2016

Reativar a escrita

Há mais de 3 anos que criei o Blogue Aprendiz de Jardineiro. Desde então, muita coisa mudou. Muitas plantas morreram, outras ganharam vida. Percorri estradas, caminhos e montes, vivi dias felizes, outros nem tanto, mas, apesar das mensagens no blogue terem sido escassas, o entusiasmo e o carinho pelas plantas não diminuiu, antes pelo contrário.
Em 2013 eu estava bastante entusiasmado com algumas espécies silvestres que encontrava aquando das minhas caminhadas. O espaço para as plantas era reduzido. Quase todas viviam em vasos, distribuídos por vários espaços da casa, sobretudo numa marquise.
Hoje a situação é bem diferente. Tenho agora mais espaço, que fui ajeitando ao longo da primavera e verão, onde passo muitas horas.
Foram muitas mudanças ao longo dos 3 anos, mas, as que interessa reportar são as que aconteceram neste espaço de tempo, desde abril até ao momento. Adquiri uma casa, com algum espaço circundante, que decidi adaptar para poder dar largas a esta paixão de ver e cuidar das plantas.
No projeto inicial estava previsto um pequeno jardim, cerca de 20 m2. Quando visitei o local e me comecei a interessar, achei que poderia prescindir de alguns metros quadrados de pavé. Parece que a terra assusta as pessoas! É incrível como falam das folhas que caiem no outono, como se uma catástrofe se tratasse!
O desafio foi grande, mas aliciante. Planeei e realizei coisas que não pensei ser capaz de fazer, mas quando há vontade, conseguem-se ultrapassar bastantes obstáculos.
Vou tentar escrever um pouco o que se passou, mas sobretudo mostrar em fotografias a evolução do espaço e das plantas, jardim e também horta. Serão memórias intercaladas com o que vai acontecendo no presente, não com ideia de ensinar nada, mas sempre com a intenção de eu próprio reflectir nos assuntos, ou seja APRENDER.
Por hoje deixo apenas duas fotografias: uma de 14 de abril e outra de 19 de setembro. Elas mostram o início e um pouco do que foi conseguido, com as próprias mãos e algum investimento. Possivelmente podia ter sido mais, mas foi trabalho meu, aprendizagem minha, muitas horas de esforço mas também de prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário