1.ª Publicação no Grupo |
O Grupo Aprendiz de Jardineiro no Facebook está de parabéns! Faz 5 anos!
O grupo foi criado no dia 10 de abril de 2018, mas os membros só começaram a chegar mais para o meio do mês. Por esta altura já o Grupo Suculentas - Portugal, também criado por mim, somava vários milhares de membros. A "ideia" do Aprendiz de Jardineiro é anterior ao boom do Facebook. Nasceu como um Blogue, no Blogspot em março de 2013. Eu gostava de escrever sobre as espécies silvestres e sobre as plantas que tinha em casa, que eram poucas (quase um jardim de varanda). Só em 2018, quando me encontrava a instalar num novo espaço, a que chamamos casa, aí já com mais solo para dar asas à imaginação, é que surgiu a ideia do Blogue se estender ao Facebook, uma vez que o Suculentas-Portugal se limitava às plantas suculentas.
O crescimento de uma comunidade destas não é fácil. Fácil é criar, perfis, páginas e grupos, mas faze-los "germinar" e crescer leva tempo e exige dedicação e paciência. Em junho já eramos mil, isto porque muitos membros assíduos do grupo das suculentas aderiram também ao grupo Aprendiz de Jardineiro Aqui marcamos encontro todos dias, durante estes cinco anos. É a esses membros, sempre presentes, apaixonados por plantas de todos os tipos, desde os mais sofisticados às simples plantas silvestres, passando pela horta, fruteiras, cogumelos, criação de animais, etc. que se deve este grande Grupo que é hoje o Aprendiz de Jardineiro. Podia citar nomes das pessoas que cá estão desde Abril de 2018 e alguns são bem conhecidos por todos nós.
Postagem comemorativa dos 100 membros no Grupo |
Tenho aprendido muito aqui. Todos os dias aparecem novas espécies e mesmo que seja só uma fotografia é o click necessário para partir à descoberta da identificação, das suas caraterísticas e das suas necessidades. As trocas de plantas também tem sido uma constante e embora as suculentas sejam mais propícias a esse tipo de permuta, há sempre um bolbo, uma orquídea, um gerânio, uma planta aromática ou uma estaca de um arbusto que vai junto e ficamos com o nosso jardim povoado de nomes de pessoas do continente e ilhas, ou até do estrangeiro. Estas plantas têm mais valor do que aquelas que se compram nos hortos ou floristas, porque aí nunca vêm acompanhadas de chocolates, panos de cozinha, doces tradicionais ou mesmo uma ou outra garrafa de vinho.
Alguns membros mais recentes não se apercebem que não basta chegar é preciso pertencer. É que por detrás das fotografias, estão as pessoas e nós todos os dias nos damos, a quem está atento e recetivo.
O texto já vai longo e está a ficar lamechas.
Agradeço à equipa de atualmente me acompanha na administração do Grupo. Sem elas talvez o meu ânimo já tivesse estiolado. Vamos continuar a dinamizar e a manter apresentável este espaço que é público e esperamos que muitos membros estejam connosco, pelo menos por mais 5 anos. 😁
Aprendiz de Jardineiro no Facebook - Aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário