domingo, 12 de novembro de 2017

Cato-do-Natal

É frequente ouvir pessoas a chamarem cato a esta ou aquela planta, apenas por se tratar de suculentas, mas este é mesmo um cato, embora não pareça, nem no aspecto, nem no habitat, nem no tratamento que necessita.
Trata-se de um cato epífito, quer isto dizer que se utiliza de outras plantas, que lhe servem de suporte, sem delas tirar outro proveito que não seja a de apoio. Esta característica é bem conhecida de algumas orquídeas. Não tem espinhos e o seu caule é constituído por artículos, que podem ser separados para a obtenção de novas plantas.
 É natural do Brasil, onde prospera numa pequena área de floresta tropical. No hemisfério sul floresce em maio, pelo que é conhecido por também por flor-de-maio.
Há género tem seis espécies, mas muitas das plantas comercializadas são obtidas a partir de quatro delas, por hibridação. 
Não se trata de um habitual cacto de zonas áridas habituado ao sol intenso e à secura. Prospera melhor à sombra, ou apanhando uma pequena quantidade de sol directo.  Precisa de níveis altos de humidade, com temperaturas entre os 10 graus de inverno e os 30 de verão.
É sensível às mudanças bruscas de ambiente e quando é comprado com botões florais, pode abortar a floração quando é colocado em casa (já me aconteceu). O ambiente fresco pode prolongar a floração, que se pode estender de outubro a fevereiro.
Dadas as características de que necessita, bastante diferentes da maioria dos cactos e de muitas suculentas, pode não ser boa opção partilhar o vaso com elas. 
Após a floração a planta entra num período de repouso. A floração é é esgotante para a planta.
Das várias plantas que possuo, apenas uma está florida neste momento (12 de nov.2017). Oportunamente partilharei mais fotografias desta espécie.

Nome Científico: Schlumbergera truncata
Nomes Populares: Flor-de-maio, Cacto-da-páscoa, Cacto-de-natal, Flor-de-seda
Família: Cactaceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Flores Perenes
Clima: Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

Fontes/ligações:

Sem comentários:

Enviar um comentário