quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

O que é uma planta suculenta?

Suculentas (do latim: succos = suco, seiva) são plantas pertencentes a mais de 60 famílias e de 300 géneros que desenvolveram tecidos de armazenamento de água especiais, em folhas espessas ou dilatadas, caules ou raízes, como uma adaptação aos climas áridos de desertos e semi-desertos.
Muitos destes habitats estão associados com altas temperaturas diurnas e mecanismos especiais evoluíram para recolher e conservar a umidade limitada que está disponível, às vezes apenas no orvalho, névoa e nevoeiro. Ao fazer com que o máximo da escassa humidade fique disponível, as suculentas podem sobreviver em habitats que são demasiado secos para a maioria das restantes plantas.
Folha suculentas: As folhas são quase inteiramente composto por células de armazenamento de água cobertos por uma fina camada de tecido fotossintético.
Exemplos: aloés, Haworthia, Lithops, Sempervivum.
Caules suculentos: Carnosas hastes contêm células de armazenamento de água sobrepostos por tecido fotossintético. As folhas estão quase ou totalmente ausente, reduzindo a área de superfície para evitar a perda de água por evaporação. Exemplos: a maioria dos cactos, Euphorbia obesa, Stapelia.
Raízes suculentas: Raízes subterrâneas carnudas e inchadas armazenam água longe do calor do sol e de animais famintos. Hastes e folhas são muitas vezes caducas e caiem durante estações secas prolongadas. Exemplos: Calibanus hookeri, Fockea capensis, pterocactus kunzei, peniocereus viperinus.
Suculentas caudiciformes: Suculentas que armazenam água em simultâneo em raízes e caules dilatados, com podendo ter folhas caducas ou folhas suculentas carnudas de longa duração. Exemplos: Ceraria pygmaea, tylecodon, Cyphostemma juttae.
Suculentas halófitas são capazes de sobreviver em ambientes marinhos deserto ou salgadas por resistência bioquímica de sal, capturando o sal a partir do citoplasma em vacúolos especiais ou excretando sal. Exemplos: salicornia, sarcocornia.
Os tipos acima podem ocorrer em combinação, utilizando mais do que um órgão para armazenar água.

Traduzido para português  a partir do texto do sítio:
http://succulent-plant.com/succulent.html

Sem comentários:

Enviar um comentário