Com mais de 15 dias de atraso em relação ao ano passado, a beladona está no apogeu da sua floração, bem a tempo de enviar os meninos, e não só, para a escola e de coincidir, esperamos que sim, com as primeiras chuvas em Trás-os-Montes.
Esta planta é sobejamente conhecida e existe em muitos jardins privados e públicos, e nos Açores é muito abundante pelos campos, principalmente na Terceira.
É duma beleza exótica, pelas suas cores e pelo facto de se elevar do solo muito rapidamente, a mais de meio metro, sem apresentar qualquer folha.
Toda a planta é tóxica, e a maior concentração das toxinas estão no bolbo e nas sementes. Atenção que também outros Amaryllis (hippeastrum) são igualmente tóxicas. No entanto, a fama de beladona como veneno capaz de matar humanos facilmente não é desta planta, mas sim de outra beladona bem mais pequena e dissimulada. Trata-se da beladona (Atropa belladonna), que é uma solanaceae e que produz bagas de cor negra, brilhantes, muito semelhantes às que os brasileiros conhecem por maria-pretinha. Daí a amarílis beladona também ser conhecida pelo nome de falsa-beladona.
A beladona (amarílis) tem muitos nomes em Portugal continental, dependendo da região. Acontece que esses nomes não são exclusivos dela, o que gera bastante confusão. Para açucenas eu uso a seguinte definição: Planta herbácea (Lilium candidum) da família das liliáceas, de flores brancas e perfumadas, de que se extrai óleo utilizado na medicina e na perfumaria. O mesmo para bordão-de-S.José. Para beladona eu uso a seguinte definição: Planta solanácea medicinal e venenosa (será então outra planta). Então, para a nossa beladona de hoje só resta o nome amarílis beladona (sim, com dois nomes, escritos em bom português). Despedidas de verão, soa bem é assim como "meninas-para-a-escola" utilizada nos Açores. Mesmo sendo uma planta abundante na borda dos caminhos nalgumas ilhas, ela não é autóctone dos Açores, mas sim exótica.
A amarílis beladona é fácil de reproduzir por bolbos. Foi assim que ela veio para o meu jardim. Tenho duas cores ligeiramente diferentes e com floração desfasada. Estas estão a terminar a floração e a outra "variedade", que apresenta alguns riscos claros nas pétalas rosadas, estão a começar a floração. Eu tenho feito a reprodução da amarílis beladona por sementes. Depois das pétalas caírem crescem capsulas carnosas, do tamanho de uma ervilha, de cor clara, quase transparentes. Espalho esses frutos sobre o solo e eles germinam muito facilmente. Primeiro emitem uma radícula em direção ao solo, prendendo-se e buscando alimentação. Depois emitem um caulículo mantendo o fruto a sua aparência carnuda. Por vezes os frutos ficam rosados, parecendo pequenas pérolas. Mais uma vez, atenção que são venenosos.
Sem comentários:
Enviar um comentário