segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Candy Cane Chocolate Cherry

A pimenta de hoje tem o nome de Candy Cane Chocolate Cherry. Com este nome, já estamos a ver, é algo bonito e doce. Continuando na senda das pimentas com forte cariz decorativo, esta pimenta está no top desta categoria, quer pela planta, quer pelos frutos.

As pimentas Candy Cane Chocolate foram criadas pela PanAmerican Seed, em 2021, recebendo o nome da bengala doce branca com riscas vermelhas, talvez devido às caraterísticas da cor do fruto. Depois da Red, apareceu a Chocolate, de acordo com a cor que os frutos maduros apresentam.

Trata-se de uma variedade do Capsicum annuum, apresentando flores brancas, com alguma dimensão, muito semelhantes às do pimento doce.

A planta tem um forte cariz decorativos. As folhas são variegadas de branco ou verde claro. Quem não esteja à espera pode pensar que a planta está doente! Com estas caraterísticas é uma ótima pimenta para plantar em vaso, num local onde seja visível, para aproveitar a beleza da planta e a beleza dos frutos que vão surgir.

A planta deve estar ao sol e pode atingir uma média de 60 cm. O meu exemplar é bastante mais alto, mas isso pode dever-se a ter outras pimentas dos lados, que a obrigaram a ir à procura de mais luz.

Dado o tamanho considerável dos frutos, inferior a um pimento "normal" mas muito maior quando comparado com a maioria das pimentas, não é de esperar uma grande quantidade de flores, como acontece com muitas variedades de pimentas. São necessários 70 a 80 dias para colher os frutos. Estes são, desde o seu começo, muitos bonitos. São verdes variegados de branco, chamando imediatamente à atenção. Levam o seu tempo para crescerem e começarem a ganhar cor, mas quando completamente maduros são espetaculares: apresentam um colorido de chocolate com riscas de vermelho cereja. A epicarpo é liso e brilhante. Ao contrário de outras pimentas que vão ganhando ardência à medida que vão amadurecendo, esta pimenta vai ganhando... doçura! Os frutos podem ser consumidos em qualquer altura da maturação, mas é quando eles estão completamente maduros que são mais doces, suculentos e crocantes.

E a ardência? Pois... é zero. É um pimento doce, mas não é doce por ausência de ardência, eu acho que é mesmo doce. E a juntar a esse adocicado, uma polpa muito colorida, sumarenta e crocante. Já estamos a ver que são ótimos para comer em cru.

A utilização depende da criatividade, mas as possibilidades são muitas. Como são "grandes", permitem que sejam recheadas com queijos e/ou carne picada . Podem ser fatiadas, cortadas em tiras, servidas em tacos, homus, enroladas com bacon, fritas, assadas, colocadas em camada sobre as torradas ou usadas em refogados. Também podem ser conservadas em conserva como um condimento picante ou assadas e preservadas em óleo para armazenamento prolongado.

Resta acrescentar que produzem um número considerável de sementes. A taxa de germinação ronda os 70%.

É das poucas pimentas que já apresentou alguma podridão nos frutos, parece-me, por isso, mais sensível.


Sem comentários:

Enviar um comentário