Hoje temos a NuMex Twilight. Não sei se será bem à sorte, porque é sabido o meu interesse pelo aspeto decorativo das pimentas, mas também coincidiu serem mais precoces na frutificação, o que faz com que já seja possível acompanhar todo o desenvolvimento.A NuMex Twilight foi criada na New Mexico State University e é um híbrido da pimenta ornamental tailandesa, mas com menos ardência e mais beleza. Dai o nome NuMex. De onde lhe vem o Twilight
É da espécie Capiscum annuum, os seus frutos são pequeno, com aproximadamente 2,5 cm a amadurecem do roxo para o vermelho, passando por amarelo e laranja. Os frutos do meu exemplar não nasceram completamente roxos. A posição dos frutos contribui também para a sua beleza, uma vez que ficam espetados, virados para cima, sobre a planta.
São-lhe apontadas 30 mil unidades de ardência da escala de Scoville, bastante abaixo da tradicional malagueta, mas o suficiente para se fazerem sentir. É-lhe também apontado um ligeiro sabor amargo e salgado. Eu gostei, comi um fruto cortado em pedacinhos, sem qualquer problema.
A planta não cresce muito, é bastante produtiva e pode ser cultivada em vaso sem qualquer problema. Foi das mais precoces a florir, quando comparada com as cerca de 40 variedades com quem partilha o espaço. A taxa de germinação é elevada.
Sem comentários:
Enviar um comentário