Aeonium 'Floresens‘ ao centro |
As suculentas adoram o outono. Eu sei que o outono ainda não chegou, mas as plantas não precisam de calendário e já dão mostras de mudança.
Como é que as suculentas suportam o calor e a secura intensas? Adotando formas de resistência, alterando o seu metabolismo para fazer face às condições adversas. Por isso, frequentemente, morrem por serem regadas. Estão preparadas para viverem com pouco e a abundancia mata-as.
Quando chegam os dias curtos e as noites frescas, as plantas não necessitam de calendário para mudarem as suas vidas. E, se muitas delas vão perder as folhas e entrarem em dormência, outas vão deixar o estado de luta pela sobrevivência, para se darem ao luxo de crescerem, brilharem, ganharem novas cores. Claro que quando as temperaturas descerem muito vão entrar de novo em stresse, mas, até lá, vão ficar bonitas e a mudança já começou.
Um dos géneros onde se nota maior mudança nesta altura é nos Aeonium. Regressam à vida de dia para dia. É uma boa altura para fazer mudas e aumentar a coleção.
Sem comentários:
Enviar um comentário