terça-feira, 20 de agosto de 2024

Eucomis


Floriu mais uma. Para uma planta que até é pouco conhecida, nomes não lhe faltam: Eucomis (Eucomis autumnalis), bengalas-de-mordomo. vara-de-mordomo, Círios, palmito, orquídeas-brasileiras, Flor-de-ananás, vela de mordomas, palmitos, bengalas, ramo de Mordoma, orquídea-selvagem, Velinhas de Viana, círio, Ramo de Noiva, velas de Santa Marta, ananás, vara de S . José, vela de cera, Vela votiva, vela de senhora, vela de Nossa Senhora, Círio da Madeira, bandarilhas, bengala de S. José, Velas de anjo, Bengala de Bispo, Bengalas de frade, velas de Viana do Castelo, ...
Eucomis para mim está bem.
A amiga Fátima Costa deu-me um bolbo já há alguns anos. Primeiro esteve em vaso depois foi para um curto espaço num dos lados da compostagem. Matéria orgânica não lhe deve faltar. Pensei que não fosse gostar da localização porque apanha pouco sol, apenas algumas horas ao nascer do sol, mas, pela floração, parece estar bem. E já são dois bolbos a florirem!
É uma planta vivaz da qual nos esquecemos parte do ano. As suas flores são muito bonitas, quando vistas de perto e há outras cores, já tenho visto fotografias.
Em breve as suas flores vão começar a cair, pela ordem em que foram abrindo e de pois é um adeus até pro ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário